terça-feira, 22 de março de 2011

Chef Joachim Koerper by Chef Motinha

O nome Joachim Koerper é tudo menos um desconhecido para todos aqueles que se interessam por gastronomia ao mais alto nível. Nascido na Alemanha, há muito se apaixonou pela cozinha mediterrânica e é um dos 160 Grand Chefs eleitos pela cadeia Relais & Châteaux nos cinco continentes. Em 2002 o seu restaurante foi considerado o melhor de Espanha pelo conceituado guia Gourmetour. Trabalhou em restaurantes que totalizam 14 estrelas Michelin e se este ano perdeu uma no “seu” restaurante Eleven em Lisboa não será certamente por uma diminuição de qualidade ou de empenho, mas certamente por aquelas vicissitudes normais no funcionamento de um restaurante de porventura terem tido um dia menos bom quando os avaliadores do Guia Michelin por lá andaram. O ponto mais alto na carreira deste Chef terá sido atingido aquando da atribuição da segunda estrela Michelin ao restaurante El Girasol em Espanha que ele comandou até 2004, altura em que se mudou para Lisboa de armas e bagagens e onde todos esperamos, venha a atingir o reconhecimento conseguido no país vizinho.

Por tudo o que foi dito, de certo compreenderam duas coisas, uma é que não é barato usufruir de um menu degustação de um Chef desta dimensão, a outra é que trazer um Chef desses ao Quo Vadis? não seria tarefa fácil… ou talvez não …

É que finalmente o Chef Motinha acedeu a um desejo meu, o de homenagear alguns dos grandes Chefs que existem um pouco por todo o mundo provando algumas das suas receitas. É isso que vamos iniciar no dia 24 de Março de 2011, um périplo por alguns dos nomes mais míticos da gastronomia mundial. É um projecto com uma elevada dose de risco, mas se já achamos que a vida sem risco é uma vida sem sal, no que à gastronomia diz respeito isso aplica-se literalmente. Além disso é uma aposta que queremos fazer, quando mais não seja pela possibilidade de poder ter à minha mesa alguns dos pratos mais aplaudidos pelos gastrónomos a nível mundial e de dar a possibilidade ao nosso Chef de crescer como cozinheiro.
Espero que se juntem a mim para fazer desta iniciativa um sucesso que não sendo original a nível mundial, nunca ouvi dizer que tenha sido feita em Portugal.
A escolha destes Chefs não se deve a nada em particular a não ser o desejo do Chef em querer cozinhar alguns dos seus pratos e deste Chef em particular, por ter sido por diversas vezes seu cliente enquanto Chef do extinto ‘L Fresco no Porto e ter elogiado mesmo algumas das suas criações. Eis a retribuição:

JANTAR ENOGASTRONÓMICO COM PRATOS DO CHEF JOACHIM KOERPER BY CHEF MOTINHA

*
Carpaccio de vieiras com trufa preta

**
Creme de dois pimentos perfumado com gengibre e camarões salteados

***
Salmonete da nossa costa sobre feijão manteiguinha de Santarém do “Pará”

****
Terrina de coelho com molho de vinho do Porto

*****
Soufflé de maracujá com gelado de banana

LOCAL: Quo Vadis? Enoteca e Cozinha Mediterrânica (Matosinhos)
DATA: 24-03-2011
HORA: 20h30
PREÇO: 60,00€ (com vinhos incluídos)

Sem comentários:

Enviar um comentário