terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ivy League - O Dia XV - A crónica


Aqui vai o menu de caça como pedido e é por isso mesmo que o preço estará acima do habitual. Espero que isso não seja desmotivador, mas de facto não se consegue trabalhar estas peças por menos. Agradeço a vossa compreensão e estou esperançado que o Chef Rui Tomé consiga trazer ao presente uma das minhas boas memórias da juventude, uma lebre cozinhada por um amigo do meu pai que durou uma eternidade a fazer e uns segundos a ser literalmente devorada.

*
Tosta de queijo de cabra com frutos secos e mel

*
Lombo de javali com castanhas e ervilha torta

*
Lebre estufada em pão de Mafra

*
Crumble de maçã e canela

Preço: 40,00€
Nota: Escolham bem os vinhos e não deixem de me avisar o que trazem e para que trazem.

Eis, como habitualmente a lista dos jogadores, pela ordem de serviço e da fotografia, assim como os respectivos seleccionadores:

· Pommery Wintertime Blanc des Noirs (Champagne) - Alexandre Braga (Jogador 1) (5º lugar)

· Krebs-Grode Eiswein Riesling 2009 (Rheinhessen) - Luís Império (3º lugar)

· Adega Cooperativa de Cantanhede 1987 (Bairrada) - Rui Fernandes (10º lugar)

· Venus "La Universal" 2003 (Montsant) - Pedro Sousa (9º lugar)

· Quinta da Gaivosa 2003 (Douro) - Orlando Costa (8º lugar)

· Psi 2007 (Ribera del Duero) - André Antunes (7º lugar)

· Pintia 2006 (Toro) - João Romualdo (3º lugar)

· Aalto 2006 (Ribera del Duero) - Alexandre Braga (Jogador 2)

· CV 2005 (Douro) - Jorge Silva (1º lugar)

· Porto Reserva Especial Particular do Restaurante Comercial - Isabel Braga (6º lugar)

Se alguém se desse ao trabalho de contar o número de convivas, o que duvido, rapidamente se aperceberia que a regra de ouro tinha sido quebrada. Ela foi de facto violada, mas só um pouquinho … passo a explicar: eram de facto 9 comensais, isto se não me contarem a mim, que pairei por ali como uma ave de rapina à espera de carniça, pois apesar de ter cedido o meu lugar à senhora mais bonita deste grupo, não deixei de ter palpitações… O nono, o que originou toda esta confusão foi sentado à parte, na minha companhia que eu não gosto de deixar ninguém sozinho, e só lhe foi permitido beber dos outros vinhos porque este grupo é composto, de verdade, por pessoas educadas e estou convencido que o canhão (CV de seu nome e que não deixou os créditos por mãos alheias como veremos mais à frente) que o agitador trazia debaixo do braço em nada contribuiu para que o deixassem partilhar as outras. No entanto o revoltoso, que aliás passou a noite a bombardear todos os que lhe passavam debaixo da mira, ficou impossibilitado de classificar os vinhos que provava, até por saber o que se estava a beber…

Se há algo a destacar desta jornada é sem sombra de dúvida a supremacia dos tintos face aos vinhos doces, algo que não acontecia faz tempo. O outro aspecto interessante foi a luta entre Douro e Duero com um Toro a ajudar à festa, já que os restantes não deram luta.

Foi uma luta muito interessante, com a vitória a ser discutida taco a taco entre o Aalto e o CV, com a vitória tangencial a cair para este último para orgulho nosso, sendo que o Aalto foi para mim uma agradável surpresa, já que o Aalto PS 2001, o topo da casa, não me tinha impressionado tanto assim.

Em terceiro lugar ex aequo o Pintia de Toro e o Eiswein alemão, que mais uma vez me deixou a impressão de que de facto os canadianos são melhores. Será por os que tenho bebido não serem do mesmo nível dos do outro lado do atlântico? O tinto espanhol esteve em bom plano, mas um pouco aquém, no que à potência diz respeito, de outros exemplares da região que tenho bebido, inclusive, o mesmo vinho de outras colheitas.

No lugar seguinte classificou-se o champanhe, que se mostrou muito suave a agradável, mas sem a persistência dos grandes…

Em 6º, veio finalmente o porto, a mostrar que nem sempre os velhinhos são os melhores. Agradável mas sem deslumbrar.

O Psi, letra grega tão do agrado dos matemáticos, desiludiu, pela demasiada suavidade apresentada, sem garra e sem vigor, mais ainda por vir de quem vem. O Peter Sisseck é um nome demasiado grande para um vinho daqueles.

O Quinta da Gaivosa, que muitos confundiram com o Venus, não tinha o que eles esperavam, suor de cavalo. O lugar em que acabou por ficar diz no entanto o quão pouco foi apreciado.

O Pedro anda-se a esforçar por ficar em último e desta vez isso só não aconteceu por obra e graça do Espírito Santo, pois acabou por ficar para o Bairrada que muitas vezes, com esta idade, se apresentam grandiosos. Não foi o caso deste, para azar para o estreante que tem de se aprimorar para a próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário