quinta-feira, 12 de maio de 2011

IVY LEAGUE - DIA 5 - A Crónica

Pois comecemos, mais uma vez, por apresentar os concorrentes e respectivos seleccionadores:

- Andresen 20 Years White Port -- Alexandre Braga
- Alphonse Mellot Edmond 2000 (Sancerre) -- Isabel Braga
- Villa Maria Graham Vineyard Sauvignon Blanc 2008 (Nova Zelândia) -- Orlando Costa
- Quinta Vale D. Maria 2007 (Douro) -- Hildérico Coutinho
- San Román 2006 (Toro) -- André Antunes
- Quinta da Leda Touriga Nacional 1997 (Douro) -- Jorge Silva
- Bastardinho de Azeitão 30 Anos -- Pedro Sousa

Prova bastante ecléctica e de boa qualidade, com a vitória a pertencer claramente e unanimemente a um vinho que infelizmente desapareceu, ou quase, do panorama vínico nacional. Falo, claro está, do Bastardinho de Azeitão que com os seus 30 anos se mostrou complexo, potente, doce, mineral e com uma acidez que lhe prolongava o final de uma forma notável, exactamente como uma boa trintona ... (eu deveria dizer, para não correr riscos desnecessários, quarentona, mas aqui não se coadunava bem e além do mais, estas últimas já perderam felizmente um pouco dessa acidez ... e posso garantir que não perdem mais nada ... boa esta última tirada para salvar o pêlo, hem???)

Acompanhar um ceviche não é tarefa fácil e de facto nem o Porto nem o primeiro Sauvignon Blanc se aguentou à bronca, mas a maioria preferiu, ainda assim o Porto, que precisaria ainda de mais alguma doçura para fazer frente àquela acidez toda.
Estes vinhos neozelandeses quando vêm com indicação de serem especiais aparecem "sempre" com uma componente vegetal mais evidente, sendo que ainda por cima, como são habitualmente mais ácidos, torna por vezes, para mim, a prova difícil, por tanta erva andar por ali a passear-se ...
Desta vez não houve duvidas nos tintos que estavam a ser servidos e só foi pena o meu assessor ter escolhido a ordem inversa à que deveria ter escolhido para servir os tintos. O Leda acabou por ser massacrado, mas o Jorge também merece, graças a isso. Notável a elegância e força dos outros dois tintos com vitória do duriense por pequena margem. Curioso ninguém ter trocado estes dois quando eu pensava ser fácil essa confusão ocorrer... é por nunca termos certezas que este mundo do vinho é tão fascinante.

Entrada

Ceviche de pescada

Do Mar
Folhado de gambas e ervilhas

Do Campo
Nispo estufado com risotto de cogumelos shiitake

Sobremesa
Zabaione de limão com frutos vermelhos e telha de bolacha

Preço: 27,50 €
Hora: 20h00

Sem comentários:

Enviar um comentário