domingo, 1 de maio de 2011

Homenagem a David Lopes Ramos

Gostaria de saber compor uma elegia ao David Lopes Ramos, mas falta-me categoria e conhecimento. Fico-me pois por esta simples mas sincera homenagem ao crítico de gastronomia que em conjunto com o seu amigo José Quitério mais apreciava. Não é por acaso que aqueles que são bons se juntam assim como também não é por acaso que os maus funcionam como matilhas …

David Lopes Ramos exercia uma das mais detestadas profissões pois ser crítico não é de todo fácil, mas este homem que tinha coragem para por em sentido alguns dos mais sonantes nomes da cozinha portuguesa conseguia o prodígio de ser apreciado pelos leitores, mas também pelos empresários e pelos cozinheiros. Este prodígio só foi possível graças a uma hábil utilização da “colher de pau” para zurzir nos pretensiosos, pois foi a um Chef de nome sonante que eu vi a maior “sova” que lhe vi aplicar, mas sobretudo de uma elegante forma de ir criticando o que estava mal ensinando e sugerindo sensatas alterações.

É claro que o que foi dito atrás não seria possível se, antes de mais, ele não fosse admirado pelo conhecimento que possuía que obrigava os seus poucos adversários a reconhecerem a sua categoria, de tal modo que como alguém disse, parecia fácil falar sobre gastronomia, mas acreditem que não é e infelizmente não vislumbro sucessores à altura.

Tive possibilidade de privar com ele umas poucas horas no dia em que tive o privilégio e o entrevistar para a Rádio Clube Português, algo só possível por ser na rádio pois se fosse na televisão ele teria rejeitado, para assim poder ir fazendo as suas visitas aos restaurantes o mais incógnito possível, situação que já não era fácil, por ser tão conhecido. Mesmo assim e como manda a ética, ele não facilitava e ou reservava com outro nome ou pedia alguém para reservar por ele, já que ele raramente almoçava ou jantava sozinho. É possível trabalhar e ter prazer, quanto mais não fosse o dos amigos que ele tinha um pouco por toda a parte e só com esse prazer se pode executar bem a tarefa tão ingrata que tinha.

A minha maior pena foi a de não lhe ter podido dar uns momentos prazenteiros no meu restaurante por a morte o ter levado antes lá ter ido, algo que tenho a certeza iria acontecer, mais dia, menos dia. Fico triste por isso também e mais ainda por não mais estar na sua agradável companhia, com as histórias fascinantes que tinha para contar e que eu gostava tanto de ouvir.

Felizmente deixou para trás algum do seu conhecimento em variadíssimos escritos que sempre me servirão de consolo para esta perda imensa para a gastronomia portuguesa.

Um grande bem-haja David Lopes Ramos por uma vida tão cheia de significado.

Hildérico Coutinho

Detentor do 2º e 3º Nível do WSET (Wine and Spirits Education Trust)

www.galeriadevinhos.com

Quo Vadis? Enoteca e Cozinha Mediterrânica (Matosinhos)

http://qvquovadis.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário